Luxímetro e insulfilm: você sabe o que são?

Luxímetro e insulfilm: você sabe o que são?

Escrito em 13/08/2019


POP DICAS - Por mais que os nomes pareçam estranhos, você deve saber do que se trata! 
 
O luxímetro, também conhecido como medidor de luz, é um dispositivo que calcula a intensidade da luz dentro de um ambiente. É utilizado pelos agentes fiscalizadores para determinar se o uso das películas de controle solar aplicadas nos vidros do carro, chamadas de “insulfilm”, estão dentro dos parâmetros permitidos pela lei.
 
Se você quiser deixar os vidros de seu veículo mais escuros, tome muito cuidado na hora de escolher a película que irá utilizar, pois o uso indevido é considerado como multa grave e pode causar até mesmo a retenção do veículo para regularização. Confira o que diz o Artigo 111 do Código de Trânsito Brasileiro sobre o assunto:
 
“Art. 111. É vedado, nas áreas envidraçadas do veículo:
(...)
       III - aposição de inscrições, películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas, quando comprometer a segurança do veículo, na forma de regulamentação do CONTRAN.”
 
Mesmo que o uso do insulfilm remeta à sensação de privacidade, além de prejudicar a visão do motorista, as películas podem ser prejudiciais em alguns cenários, como por exemplo: em situações de sequestros e assaltos a mão armada, já que os vidros muito escuros dificultam a visibilidade de fora para dentro. 
 
Antes de fazer a aplicação do insulfilm, confira algumas Dicas POP para te deixar por dentro do assunto! 
- Quanto mais escuras as películas, maior a proteção contra o sol? Isso é um mito! O nível de transparência não influencia no fator de proteção solar (FPS). Existem películas transparentes no mercado que protegem contra os raios e também escuras que não oferecem nenhum FPS;
- Tome cuidado com os valores! Existem películas importadas que são de valor bem abaixo do que o pedido no mercado, mas tome cuidado ao optar pela mais barata que achar! Mesmo que o preço seja em conta, elas podem ser de péssima qualidade e até deixar o carro mais quente;
- Bons produtos – e dentro dos parâmetros determinados por lei – podem proteger o interior do carro da radiação ultravioleta por até 20 anos. 
 
Entenda os limites de transparência de acordo com Conselho Nacional de Trânsito (Contran):
Vidros dianteiros Devem ter no mínimo 75% de transparência.
Vidros laterais e traseiros Devem ter no mínimo 70% de transparência.
Vidros traseiros Devem ter no mínimo 28% de transparência
 
Agora você pode fazer o uso do “insulfilm” de forma correta e sem correr o risco de ser multado!
 

PROGRAMA CNH POPULAR - Realizando sonhos.

Iniciativa Privada