Painel do carro: saiba identificar cada luz

Painel do carro: saiba identificar cada luz

Escrito em 06/08/2019


POP DICAS

A maioria das pessoas não sabe identificar as luzes do painel do carro. Mas o CNH POP vai deixar uma orientação geral para o motorista pelo menos ter idéia do que deve ser feito quando uma luz se acende.

Elas são classificadas de acordo com a sua cor. Se a luz é azul ou verde, ela não significa problema nenhum no carro, é uma LUZ DE INFORMAÇÃO para avisar o motorista equipamentos que podem estar ligados ou desligados. Por exemplo: a luz azul quer dizer o farol alto está acionado.

As LUZES DE ALERTA, propriamente ditas, podem ser amarelas ou vermelhas. A luz amarela significa que foi detectado um problema, tem que levar o carro para uma oficina, mas sem urgência – dá para você ir rodando. A luz vermelha significa: cuidado, possibilidade de um problema grave. Se você não sabe do que se trata, chame um mecânico ou um reboque.

Luz de alerta que se acende no painel pode ter mais do que um significado e te assustar à toa. Portanto, veja aqui algumas delas que são mais simples do que parecem ser. Por exemplo: se acende a luz da bateria, não é para trocá-la, pois deve ser algum problema simples no sistema elétrico.

 


PROGRAMA CNH POPULAR® - Promovendo o ensino no trânsito
Iniciativa Privada